Bacafá

Bacafá

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Estado Islâmico em 1984.

Lendo isso, fiquei imaginando se minha associação estaria assim tão fora de contexto. Partilho com meus leitores para que tirem suas próprias conclusões:

"A guerra, como veremos, não apenas efetua a necessária destruição como a efetua de uma forma psicologicamente aceitável. Em princípio, seria muito simples usar a força de trabalho excedente mundial para construir templos e pirâmides, cavar buracos e tornar a enchê-los, ou mesmo para produzir vastas quantidades de mercadorias e depois queimá-las. Só que isso ofereceria apenas a base econômica para a sociedade hierárquica: ficaria faltando a base emocional. O que importa aqui não é a disposição das massas, cuja atitude não tem importância desde que elas se mantenham estáveis, trabalhando, mas a disposição do próprio Partido. Espera-se que o mesmo militante mais humilde mostre-se competente, laborioso e até inteligente dentro de certos limites, porém é necessário também que ele seja um fanático crédulo e ignorante e que nele predominem sentimentos como o medo, o ódio, a adulação e um triunfo orgiástico. Em outras palavras, é necessário que ele tenha mentalidade adequada a um estado de guerra. Não interessa se a guerra está de fato ocorrendo e, visto ser impossível uma vitória decisiva, não importa se a guerra vai bem ou mal. A única coisa necessária é que exista um estado de guerra".

Capítulo III - Guerra é paz
Teoria e prática do coletivismo Oligárquico, de Emannuel Goldstein
Livro base do Socing, entregue a Winston por O'Brien
(1984, George Orwell)

Talvez eu tenha exagerado na comparação, mas, tendo visto dois documentários recentemente sobre o EI, não consegui parar de pensar na forma como ocorre a manipulação sobre os jovens ansiosos por mudanças e cujos conhecimentos são - ou pelo menos me parecem ser - meticulosamente limitados à pseudo-discussões religiosas, cuja interpretação do Corão envereda pelos lados mais obscuros e duvidosos. A guerra é a paz, eis que seria assim que se conseguiria impor a sua religião ao resto do mundo...

Nenhum comentário: