Bacafá

Bacafá

terça-feira, 12 de março de 2013

Chávez e chaves.


Morreu Hugo Rafael Chávez Frías, presidente da Venezuela, meio ditador, meio maluco (se é que isso não é uma redundância), e que provocava constantemente a ira dos Estados Unidos. Falava demais e não poucas vezes deixou de ficar calado na hora certa. Foi alvo da indignação, também, do Rei da Espanha (“Por que não te calas?”). Morreu, foi-se embora, e provavelmente não foi para Pasárgada.

Falaram e falam muito mal dele ao longo de seus quase 14 anos no poder venezuelano e na mídia internacional e agora possivelmente embalsamado. Entretanto, reduziu consideravelmente a pobreza em seu país, dizem as estatísticas.

E, mais importante, e que me fez escrever um pouco sobre ele hoje: manteve “El Sistema”, um programa de música para crianças e adolescentes reconhecido mundialmente e copiado em várias parte do globo. Repetindo o que já escrevi por aqui outro dia: uma “fabulosa usina que já produziu centenas de orquestras infantojuvenis e adultas”. Com “El Sistema” crianças do país inteiro são introduzidas na magia das músicas folclóricas e clássicas. Bebês de colo até dois anos, para começar, são reunidas com suas mães duas vezes por semana para cantar canções folclóricas da Venezuela. O nome das turmas? “Orquestra Baby Vivaldi”. Aos três anos as crianças vão a núcleos conhecer os grandes compositores eruditos. A ideia é que quando cresçam e escutem novamente estes mestres, sintam-os como velhos conhecidos.

É uma luz no fim do túnel. Quem sabe consigamos implantar algo parecido por aqui, sendo que deve ser considerado e valorizado o belo trabalho que a Scar já faz com crianças e adolescentes com gosto e jeito musical e sem as condições financeiras necessárias. A revolução vem pela educação, sim, mas a trilha sonora não é menos importante.

Daqui parto para um trecho de um texto de Sigmund Freud (Três ensaios sobre a teoria da sexualidade) que li numa nota do livro “A loucura das palavras na psicose”, de Walker Douglas Pincerati, lançado neste sábado em livraria da cidade:

- Titia, diga-me alguma coisa, estou com medo porque está muito escuro.
- O que isso adiantaria, já que você não me pode ver?
- Não faz mal: quando alguém fala, fica claro.

As luzes se acendem e as portas se abrem...

Um comentário:

Anônimo disse...

Definitelу believe that which you said. Your faѵоrіte reasοn appeared
to be on the іnternеt the simplеst thing to be aωaгe of.
I say to уοu, Ι certainly get iгked while peoрle consider worгіeѕ
that they plaіnly do not knoω аbоut.
Υou managed tо hit thе nail upon the top аnd also defined out the ωholе thing without havіng sіde-еffectѕ , peoρlе сan takе a signal.
Will рrobаblу be bасk to get
more. Thanks

Also visit my web-sіte just click the following internet page