Bacafá

Bacafá

terça-feira, 6 de setembro de 2011

E se você pudesse mudar seu passado?

O que você faria? Voltaria no tempo para tentar fazer ou desfazer alguma coisa que ficou mal explicada ou incompleta? Voltaria para tentar fazer um futuro diferente remediando alguma coisa dos tempos idos? Tentaria voltar com o conhecimento adquirido com anos de vida para se dar bem numa espécie de nova vida a ser vivida novamente?

A tentação é grande, reconheço. E quanto maior a tentação, maior deve ser a reflexão.

Nesse final de semana assistimos, minha namorada e eu, ao filme "O homem do futuro", com Wagner Moura e Alline Moraes nos papéis principais. Um filme muito bom em vários aspectos. A atuação dos cinco principais personagens foi boa (contando ainda com Maria Luísa Mendonça, Gabriel Braga Nunes e Fernando Ceylão), a história bem interessante e bem construída, os efeitos especiais nada deixando a desejar aos enlatados americanos. Conta a trajetória de um cientista frustrado com seus últimos 20 anos de vida justamente porque perdeu a mulher de sua vida no dia em que a encontrou. O ponto alto do filme é a trilha sonora, com destaque para Legião Urbana na voz dos protagonistas e R.E.M.

Mas o que fazer com a possibilidade de voltar no tempo e mudar aquilo que queríamos diferente? O que em teoria é possível, talvez o seja na prática algum dia. E quem vai decidir o que mudar? Como disseram no filme: "o mundo nunca mais vai ser o mesmo". Vamos matar ou prender Pôncio Pilatos, Hitler, Osama, George W. Bush, os ditadores militares brasileiros, os padres pedófilos, os artilheiros que perderam gols importantes, os beberrões que saem dirigindo?

A vida é o que é. Ou melhor, a vida é o que foi e o que está sendo e o que será. O que passou, passou. O que virá, aí sim, alguma coisa dá pra tentar melhorar.

Recomendo.

Mais informações do filme no http://www.ohomemdofuturo.com.br/.

Nenhum comentário: