Bacafá

Bacafá

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Quebrando paradigmas.

Inovações, ideias novas, procedimentos inovadores acarretam sempre algum tipo de trauma. Não é, pelo menos para a maioria das pessoas, das coisas mais fáceis se adaptar a situações diferentes das habituais. Quebrar paradigmas (parece clichê isso) normalmente traz melhorias. E algumas - ou muitas - vezes encontra resistências.

Nesta esteira, o avanço da tecnologia está acarretando a informatização dos processos judiciais. A cada dia que passa - e, penso eu, sem volta - os Tribunais estão se aprimorando para que os processo virtuais ou eletrônicos passem a ser rotina para os advogados e magistrados. A intenção é virtualizar todo o sistema judiciário em poucos anos (ou quase todo, pois os operadores deverão ser reais, espero eu). Há problemas a se discutir? Claro, muitos. Mas muitas vantagens vêm com essas mudanças. É uma questão de tempo - pouco tempo - para que os mais resistentes percebam.

O estudante de Direito Andriel Andrade, da 10a fase da Fameg, mandou um curioso e excelente vídeo sobre a quebra de paradigmas:

Um comentário:

jean mafra em minúsculas disse...

bacana tua colocação, raphael.

e que achado este vídeo, hein?!