Bacafá

Bacafá

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Hoje é o último dia!!

O prazo para os cidadãos que ainda não solicitaram o seu título de eleitor, ou que desejam transferir o domicílio, termina no dia 5 de maio. A data também é o limite para quem precisa fazer a revisão dos dados eleitorais. O primeiro turno das Eleições 2010 ocorre no dia 3 de outubro, quando acontecem as eleições gerais para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais.

Para adiantar o processo e evitar possíveis filas nos cartórios, o cidadão pode solicitar o título e atualizar seus dados cadastrais no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do Título NET. É necessário, inicialmente, preencher o formulário virtual, com todas as informações solicitadas.

Para finalizar o procedimento é preciso que o requerente compareça a um cartório eleitoral, no prazo de cinco dias corridos, tendo em mãos os originais e as cópias dos documentos solicitados, além do número de protocolo gerado pelo pré-atendimento online. Quem não se apresentar pessoalmente no cartório, dentro do prazo determinado, terá o processo cancelado.

Os documentos exigidos são: carteira de identidade, comprovante de residência, título anterior (se for o caso) e, para os cidadãos do sexo masculino, comprovante de quitação militar.

Mais informações no Portal do TSE.

Meu primeiro voto foi em 1989, nas primeiras eleições para presidente depois da ditadura militar que atrasou esse país. Fiz o título com 16 anos, votei orgulhoso (apesar dos nossos políticos). Havia 22 candidatos e eu votei no candidato do então PCB, Roberto Freire (foto), número 23, que no primeiro turno, apesar de ser comunista, terminou em nono lugar. Não sei se hoje ele é um político incompreendido ou se pulou para o outro lado da força, mas anda se misturando com uma gente estranha.

Como não tinha comitê do PCB em Joinville, eu "importava" de Florianópolis através da minha tia Nori os santinhos, botons e adesivos, ou então fazia, eu mesmo, as camisetas. Ia aos comícios dos candidatos que apareciam em Joinville. Bons tempos de crença ingênua nos políticos e na política...

Infelizmente, naquelas eleições, ganhou o caçador de maracujás, digo, de marajás.

Nenhum comentário: