Bacafá

Bacafá

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Corregedor Nacional defende aprimoramento dos juizados especiais... enquanto isso em Jaraguá do Sul...

Notícia do CNJ:

"O corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, defendeu nesta, sexta-feira (28/9), em Tocantins, a necessidade de aperfeiçoar o funcionamento dos juizados especiais brasileiros, muitas vezes tratados com "descaso" pelos tribunais. "Temos que ter políticas públicas uniformes para os juizados especiais, que são a porta de entrada dos cidadãos à Justiça", destacou o ministro, durante o 27º Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), em Palmas (TO). O ministro conclamou os tribunais estaduais e corregedorias gerais a dedicarem maior atenção a essas unidades da Justiça, que sofrem com a falta de estrutura, de planejamento e excesso de processos. "É preciso garantir recursos e estrutura física e humana adequada, assim como uniformizar os procedimentos relativos ao processamento e julgamento dessas causas de interesse dos cidadãos", reforçou Dipp.


O corregedor nacional salientou a necessidade de sensibilizar corregedores gerais e presidentes de tribunais sobre a "existência de uma Justiça especializada no Brasil". Os juizados especiais estaduais são destinados a solucionar causas consideradas de menor complexidade pela legislação, como, por exemplo, problemas de relação de consumo, acidentes de trânsito ou pedido de despejo de um inquilino para uso próprio do imóvel. "Muitos tribunais de justiça não garantem estrutura a essas unidades, tratando os juízes como de segunda linha ou de pequenas causas", criticou o ministro."

Continue lendo a matéria clicando aqui.

Enquanto isso em Jaraguá do Sul, somos a única comarca de entrância final em Santa Catarina que não possui Juizado Especial. Apesar da briga incessante da OAB e dos próprios magistrados da Comarca, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina não apresenta o mesmo empenho e a mesma vontade política para tanto.

Um comentário:

Darwinn Harnack disse...

É isso mesmo Raphael, o Juizado Especial é uma grande ferramenta de pacificação dos conflitos de nossa comunidade.

Pena que não está funcionando!

E não está funcionando por pura falta de vontade política, pois temos uma magnífica estrutura física disponibilizada pela UNERJ em Jaraguá do Sul.