Bacafá

Bacafá

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dividindo tristeza (ou "A máquina emperrada").

Li no CONJUR: "CNJ quer acabar com presos em delegacias".

Com o seguinte texto: "Ao participar, nesta segunda-feira (18/1), da inauguração da Vara de Execução Penal Virtual no Rio de Janeiro, o presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, adiantou que será criada a “meta zero”. O objetivo é acabar com a grande quantidade de presos nas delegacias.


"Vamos começar esse projeto no Rio de Janeiro. A ideia é criar cadeias adequadas para os presos provisórios a fim de evitar o acúmulo de detentos nas delegacias", disse.


Para o ministro, as Varas de Execuções Penais virtuais representam um grande avanço dos mecanismos de controle do Judiciário em relação aos benefícios a que os presos têm direito. "Os mutirões carcerários já revelaram que existiam presos condenados cumprindo duas vezes as suas penas devido à falta de controle sobre os benefícios, porque eram muitas vezes esquecidos", afirmou Gilmar Mendes. "Com a VEP virtual, vamos mudar a face desse quadro que nos envergonhava", completou."

Como se vê, a máquina estatal está emperrada faz tempo. Agora, com pequenos lenitivos sonha-se em mudar uma situação caótica em várias esferas. Delegacias, cadeiões, presídios, penitenciárias... poucos são instrumentos de ressocialização e reeducação. Lamentável.

Faço justas ressalvas, entretanto, aos magistrados que buscam soluções inovadores e eficientes e, ao mesmo tempo, não se furtam de se debruçar sobre as toneladas de processos em seus gabinetes para agilizar a resposta aos jurisdicionados.

Plagiando o padre pop (aquele que vende não sei quantos milhões de discos e livros) Fábio de Melo (li por cima sua entrevista na Valor Caderno Fim de Semana), que disse que melhor que rezar é refletir, eu digo que melhor que criar metas é identificar os problemas e agir.

2 comentários:

Rafa Vasel disse...

até hoje não recebi um prêmio pelo primeiro post, tb, nem vou mais acessar esse blog...rs

Raphael Rocha Lopes disse...

Ok... você tem direito a pedir um post (desde que não seja chorogode ou sertanojo).