Bacafá

Bacafá

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Os partidos com as melhores bancadas do Congresso

Bancadas de esquerda e centro-esquerda se destacam. PT e PSDB receberam mais votos dos jornalistas. Proporcionalmente, os melhores índices são do Psol e do PCdoB.

As listas dos parlamentares votados pelos jornalistas, na primeira fase do Prêmio Congresso em Foco 2009, permite uma grande variedade de leituras sobre o prestígio das 19 bancadas partidárias em atividade no Parlamento.

Considerando o total de votos computados, o PT emerge da pesquisa como a legenda com a atuação parlamentar mais bem avaliada pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Os 176 jornalistas consultados, ligados a 49 veículos de comunicação, deram 333 votos a parlamentares do partido. O PSDB ficou em segundo lugar, com 268 votos .

Proporcionalmente, o Psol e o PCdoB foram as bancadas mais bem avaliadas. O primeiro teve todos os seus quatro parlamentares (um senador e três deputados) citados pelos jornalistas. O segundo, quase a metade. PT e PSDB vieram em seguida, respectivamente, com 36,60% e 34,70% dos integrantes de suas bancadas destacados pelos profissionais de comunicação.

Mas os resultados permitem uma análise que vai além do aspecto meramente partidário para entrar também no campo ideológico. É uma área nebulosa, sabemos bem.

De qualquer maneira, admitindo como partidos de esquerda ou de centro-esquerda PT, PSB, PDT, PCdoB, Psol, PV e PPS; partidos de direita ou de centro-direita DEM, PP, PTB, PR e PSC; e partidos de centro PMDB, PSDB e PRB, chegamos à conclusão de que a esquerda e a centro-esquerda têm as bancadas mais bem avaliadas pelos jornalistas políticos de Brasília.

Leia a matéria completa no Congresso em foco.

-------------
O mais triste para os catarinenses é ver que nossos parlamentares tem uma atuação pífia, a ponto de mal serem lembrado. Basta clicar no link da matéria que remete para o planilhamento da votação dos jornalistas.

Nenhum comentário: