Bacafá

Bacafá

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Livros e filme.

Nas últimas semanas terminei de ler três livros. E os hipopótamos foram cozidos em seus tanques, de William Burroughs e Jack Kerouac, Olívio, de Santiago Nazarian, e Mal que se quis, de Fred Paiva e Suelen Rocha.

E os hipopótamos foram cozidos em seus tanques, dos autores beats Burroughs e Kerouac, foi baseada na história de morte de um amigo deles na juventude. Mais do que isso, foi um dos primeiros textos dos autores e ficou cerca de 60 anos guardado por conta de envolver pessoas verdadeiras, apesar dos nomes na obra serem fictícios. Agora que todos morream o livro foi publicado e vale mais pela curiosidade do que pelo valor literário. O texto foi escrito na primeira pessoa de dois personagens; cada autor incorporou um deles e cada um deles escrevia um capítulo, sendo que o outro deveria dar sequência. A verdade é que os esclarecimentos do editor original no final do livro sobre a verdadeira história são mais interessantes que o próprio livro.

Olívio, do Nazarian, é um livro forte e mais do que interessante. A história de poucos dias de um rapaz ordeiro e trabalhador que se vê envolto em bizarras situações que ele próprio não consegue compreender. deixando, inclusive, o leitor confuso. Ou eu, pelo menos. Eu procurava esse livro há muito tempo, desde que li um comentário bem favorável à obra vencedora do Prêmio Talento de Literatura. Antes desse tentei ler outro livro do Nazarian que achei muito ruim. Ou não estava preparado para ler naquela ocasião. Tentarei de novo, agora que li esse. E esse eu recomendo.

Mal que se quis é um livro de pequenos contos de dois autores jaraguenses, Fred Paiva e Suelen Rocha (sem parentesco comigo, até onde eu saiba). Algumas histórias surreais e outras nem tanto, mas que prendem a atenção. Num formato diferente, um verdadeiro livro de bolso e que pode ser lido em qualquer lugar e a qualquer momento. Também recomendo.





E, por fim, o filme: O sequestro do metrô, com Denzel Washington e John Travolta. Típico filme do Denzel, onde já se sabe tudo o que vai acontecer. Diga-se que ultimamente todos os filmes dele parecem o mesmo, mudando, no máximo, a mocinha e o bandido. Nesse não teve mocinha, e o bandido foi quem salvou o filme, com uma muito boa atuação de John Travolta. O fim, contudo, melancólico como todas as outras películas de Denzel Washington.

Nenhum comentário: