Bacafá

Bacafá

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Atividade física: um grande investimento.

Nos dias de hoje investir na prática de exercícios físicos é uma grande estratégia não só para melhoria na qualidade de vida, evitando as doenças crônicas, mas também relacionada à preparação para suportar grandes cargos e responsabilidades.

As pesquisas realizadas pelas instituições cientificas do mundo todo são unânimes sobre os benefícios da atividade física. Sabe-se que o estímulo (estresse) aplicado pelo exercício faz com que nosso cérebro decifre o que está acontecendo e depois responda liberando alguns hormônios na busca do seu reequilíbrio (homeostase). À medida que vamos melhorando nosso condicionamento, ficamos cada vez mais fortes e rápidos nessa resposta. Isto acontece devido à grande capacidade de modulação dos nossos sistemas nervoso, endócrino e imunológico, que são os responsáveis pela manutenção da nossa saúde.

Isto servirá para todas as formas de estresse possíveis, pois para nosso organismo não importa se é o frio, ou preocupação por algum motivo específico, ou uma briga no transito; ele reagirá da mesma forma. Se não estivermos fortes... adoeceremos!

“Pessoas ativas são mais saudáveis, pessoas saudáveis são mais felizes, pessoas felizes produzem mais!”


Texto do Professor Gustavo Jorge Bartsch
CREF 6195-G.
Especialista em Fisiologia do Exercício-UGF/RJ.
Especialista em Atividade Física Adaptada e Saúde-UGF/RJ.

Um comentário:

Rafa Vasel disse...

Será que esse Bartsch é primo do Jorge?!