Bacafá

Bacafá

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Mais televisão = mais ignorância



Um estudo realizado pela Universidade de Washington e pelo Instituto de Pesquisa Infantil de Seattle indica que assistir a TV pode interferir no desenvolvimento linguístico das crianças. Não é a primeira pesquisa a dizer isso, mas vamos às informações.

Os resultados apontam que para 4 horas que os pais passavam na presença do áudio da TV (podiam estar olhando para a tela ou nao) eles falavam menos e os filhos de até 4 anos eram menos propensos a emitir sons ou palavras como resposta. Cada hora de exposição à TV representava diminuição de 770 palavras emitidas pelos adultos e ouvidas pelas crianças. As horas de exposição à TV também estão associadas a uma diminuição no alcance e na quantidade de vocalizações por parte das crianças. O estudo envolveu 329 meninos e meninas com idade de 2 meses a 4 anos.
Eles usavam nas roupas um dispositivo digital que gravava em dias aleatórios tudo o que os pequenos escutavam ou diziam. O conteúdo das gravações foi classificado para que fossem identificadas as palavras emitidas pelos adultos, as emissoes sonoras das crianças e as conversas entre adultos e crianças. Os pesquisadores alertam para que um numero cada vez maior de meninos e meninas está exposto à TV já desde o inicio da infância, período no qual ocorrem etapas importantes do desenvolvimento, como a aquisição da linguagem, que se dá através da interação com os adultos.

Nenhum comentário: